![](https://estadosgeraisdacultura.art.br/wp-content/uploads/2020/11/mi_4589058080853344.jpg)
Silvio Tendler é um dos mais renomados documentaristas brasileiros e produziu filmes que são relatos e análises preciosas dos mais importantes momentos da história política de nosso país. Filmes memoráveis como Jango, Os anos JK, Militares da democracia, Privatizações: a distopia do capital e O veneno está na mesa.
O cineasta dos ‘sonhos interrompidos’, como é conhecido pelos temas de seus filmes, que destacam personalidades que não conseguiram concretizar seus sonhos utópicos, provocou um despertar entre artistas, intelectuais e profissionais. Um chamamento para que saíssem do estado de passividade e reagissem contra a destruição cultural no país. Uma convocação, um convite que resultou nos Estados Gerais da Cultura.
![](https://estadosgeraisdacultura.art.br/wp-content/uploads/2020/12/caliban.jpg)
“Silvio Tendler produziu e dirigiu cerca de 80 obras, entre curtas, médias e longas metragens, séries, vídeos culturais, institucionais e treinamento e projetos de marketing político. Seu cinema tem um forte viés histórico, social e político, mas também fala de poesia, teatro, música, fotografia, religião, economia, ecologia, sexualidade e memória”. Fonte: Caliban
A filmografia e tudo sobre o cineasta estão nos seus canais: o site Caliban e o Youtube.