Cine Clube Muiraquitã dos EGC em parceria com ABI

Os Estados Gerais da Cultura firmaram parceria com Associação Brasileira de Imprensa para utilizar a estrutura da ABI no que se refere a Cine Clube. Dessa forma, os Estados Gerais irão promover sessões conjuntas unindo o Cine Clube Muiraquitã (EGC) com o Cine Clube Macunaíma (ABI).

A Associação Brasileira de Imprensa foi criada por Gustavo Lacerda em 1908, com o objetivo de assegurar para a categoria profissional dos jornalistas direitos assistenciais. Segundo o próprio Lacerda, a Associação deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa. Conheça melhor aqui o papel da ABI na luta pelo desenvolvimento da imprensa brasileira.

ABI_presidente

A criação de uma agremiação que lutasse pelos interesses dos jornalistas era o sonho de Gustavo de Lacerda, primeiro Presidente eleito da ABI e seu idealizador. Internado na Santa Casa da Misericórdia, recuperando-se de uma doença, Gustavo de Lacerda recebeu a visita do colega Nicolau Ciancio, e apresentou-lhe o projeto de uma entidade para repórteres. “É o Clube dos Repórteres, da Rua do Teatro?”, perguntou o amigo. “Ah, aquilo era uma casa de jogo. A polícia deu lá há algum tempo e mandou fechar”, respondeu Gustavo, concluindo em seguida:
— Sociedade entre repórteres não fica bem. Parece com Associação Protetora dos Animais. Clube dos Jornalistas, também não, lembra coisa de inglês. Não faz mal, o nome virá depois.

Mesmo doente, Gustavo de Lacerda fez outras tentativas de dar forma a uma Casa do Jornalista, até conseguir criar a Associação de Imprensa. De sua gestão, passando por Barbosa Lima Sobrinho até o atual Presidente, Maurício Azêdo, muitos outros dedicados jornalistas ajudaram a escrever a História da Associação Brasileira de Imprensa, cuja fundação, há 97 anos, deu relevante contribuição ao processo de democratização do País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>