![](https://estadosgeraisdacultura.art.br/wp-content/uploads/2023/08/close-up-mulher-com-megafone-usando-mascara-1.jpg)
Os Estados Gerais da Cultura homenageiam todos os trabalhadores e trabalhadoras neste 1º de maio de 2022 por intermédio da atriz Bete Mendes, que é a nossa voz nesta mensagem de estímulo e admiração ao povo que constroe com o seu labor, força de trabalho esse país de dimensões continentais. Em especial aos profissionais e artistas que mesmo durante todo o tipo de dificuldades enfrentadas pela pandemia e pelo desmantelamento da cultura brasileira por um governo necropolítico, nunca deixaram de criar, produzir arte, poetizar o mundo para que as pessoas não percam a capacidade de sonhar e acreditar em utopias. “Nós, com filmes, canções, peças de teatro, esculturas, livros, telas continuaremos lutando por um mundo melhor”, disse Silvio Tendler.
A atriz Bete Mendes, que os Estados Gerais da Cultura têm orgulho de ter como integrante, é voz atuante na luta pelos direitos humanos e figura entre as maiores estrelas da televisão brasileira. O vídeo é uma produção do coletivo EGC, com o apoio e organização da produtora cultural Janine Malanski, edição e montagem técnica do professor de Tecnologia do EBTT, Rubens Ragone.
Somos um movimento amplo e plural em defesa da arte e cultura como valores coletivos, públicos, um direito constitucional e universal. Somos pela liberdade e a paz dos povos, sem distinção de raça, credos e nacionalidade. Nosso lema é: “Com arte, ciência e paciência mudaremos o mundo”.