Política, cultura e arte. MST na transformação social

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) é um dos maiores e mais articulados movimentos sociais da América Latina. Sua história é de muita luta pela terra e tem origem nas injustiças provocadas pela desigualdade, concentração de renda e pelo desrespeito ao homem do campo. O coordenador nacional da Brigada de Teatro do MST, Douglas Estevam, estará conosco neste domingo para falar sobre a importância que o MST dá a cultura e a arte como meios para alcançar a transformação social.

Douglas Estevam é formado em Direção teatral, História pela (UFFS) e Economia Política (Enff) e mestrando em Filosofia (USP), é membro do coletivo nacional de cultura do MST. Como coordenador de teatro participou do processo de formação com Augusto Boal. Também é co-organizador de Agitprop: Cultura Política, Lunatchárski: Revolução, Arte e Cultura e Teatro e Transformação Social.

Silvio Tendler, cineasta dos sonhos interrompidos e idealizador dos Estados Gerais da Cultura estará falando na abertura do encontro, o ator Eduardo Tornaghi, nosso mestre de cerimônia narrará Pensatas para refletir sobre o papel dos movimentos sociais e a importância deles numa comunidade, Janine Malanski mediará e a apresentação estará sob o ritmo de André Luís.

André Luís é violeiro, cantautor. Nordestino, traz no coração os ventos armoriais, mas veio buscar nas paisagens da Mantiqueira os tons definitivos de sua canção, inspirado no trabalho de grandes compositores como Tavinho Moura, Ivan Vilela, Fernando Guimarães, Paulim Amorim… Além das manifestações populares como a Folia de Reis.

Um comentário sobre “Política, cultura e arte. MST na transformação social

  • Flavio Wanderley Lara disse:

    Um texto estimulante que nos enleva a criatividade dos homens nos seus sonhos e utopias na busca da sua humanização e sua luta contra o fraticidio que nega sua essência gregaria de igualdade fraternal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>