![](https://estadosgeraisdacultura.art.br/wp-content/uploads/2021/05/bd45547d-4b69-4e62-b349-ebd94021fe8b.jpeg)
Marcelo Taynara é cantor, compositor, arranjador e instrumentista nasceu em Conceição das Alagoas, Minas Gerais. Autodidata, iniciou-se na música aos dez anos de idade, tocando bateria e cantando em bandas de bailes, viajando por grande parte do Brasil e da América Latina.
Além disso, Marcelo, o Taynara é também professor de música, e realiza oficinas de sons, instrumentos,
folclore por todo o Brasil. Seu talento é reconhecido por todos os seus companheiros de músicos e por todos os lugares por onde se apresenta deixa as marcas de sua bela voz, sua percussão diferenciada e de nossas raízes, sem deixar também de mostrar a nossa melhor música popular brasileira.
Circula pelo premiado: ”Dandô – Circuito De Música Dércio Marques”, elaborado pela cantora paulista Kátya Teixeira, contemplado em 2014 com o “Prêmio Brasil Criativo” do governo federal, na categoria “Música”, como o melhor projeto de circulação e divulgação de artistas independentes do país. Marcelo Taynara é coordenador do
Dandô na cidade de Uberaba MG.
![](https://estadosgeraisdacultura.art.br/wp-content/uploads/2021/05/1f718b2c-7d48-4c46-90f7-8ade12c42ce9.jpeg)
Muda-se para Uberaba no ano de 1989 e após vários trabalhos em bares e estúdios, inicia seu belíssimo trabalho de composição. Suas músicas trazem elementos de sua descendência negra e indígena, a influência do clube da esquina, do Congado e das diversas tendências da música contemporânea e folclórica. Suas raízes são representadas também em imitações, com efeitos vocais de pássaros, cachoeiras bichos silvestres e outros sons da natureza e de percussão, o que se tornou uma marca peculiar do artista. “São músicas simples, ternas e cuidadosamente elaboradas, ressaltando a pureza das intenções e a urgência de se adotar o sentimento como
bússola da vida.”
Atuou no filme: Entidades(2009), do diretor Fábio Ramalho. Foi argumentista do documentário: Os Tambores De Treze De Maio, de Tobias Ferraz. Algumas de suas músicas fizeram parte da trilha sonora do premiado documentário: Vila Dos Operários, de Michelle Parron e Marília Cândido.