Aroeira ilustra o site Vida Acima de Tudo. Acessem e assinem!

Acesse aqui e assine Vida Acima de Tudo

O manifesto Vida Acima de Tudo já tem um site próprio com ilustração do cartunista Renato Aroeira e disponibilizado em seis idiomas. É só acessar o link acima, assinar, compartilhar e viralizar ao máximo!

Renato Aroeira fez duas ilustração para o manifesto e autorizou a publicação das duas. O cartunista, cujas ilustrações exploram temas sociais é um verdadeiro cronista em imagens dos tempos sombrios que vivemos. “Penso  que qualquer ato de incentivo à censura, o profissional da informação deve se opor, pois este deve prezar pelos valores éticos e  de cunho social”.

As duas ilustrações são apropriações (técnica muito usada na arte contemporânea com imagens universais) da famosa série de quatro pinturas do norueguês Edvard Munch, 1893 – O Grito. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero. O plano de fundo é a doca do fiorde de Oslo ao pôr-do-Sol. 

A inspiração de Aroeira na obra de Munch não poderia ser mais precisa para definir o sentimento de angústia dos brasileiros diante da situação de calamidade que o Brasil vive hoje em função da pandemia e por descaso de um governo genocida, que não tomou medidas drásticas e efetivas para conter a disseminação do vírus.

O Grito – Edvard Munch

” Agora sim, temos um espaço virtual onde será possível não só coletar novas assinaturas, mas interagir, comunicar nossos projetos e ações em andamento, tudo em um espaço virtual elaborado e de fácil navegação”, informa José Bulcão, da coordenação do manifesto e da equipe de Comunicação dos EGC.

Mais adiante Bulcão complementa: “Já são mais de 120 mil assinaturas desde que lançamos nosso manifesto no último dia 6 de março, entre elas a de Dilma Roussef, Chico Buarque, Miguel Nicolelis, Fernanda Montenegro, Boaventura de Sousa Santos, Gilberto Gil, Adolfo Perez Esquivel, padre Júlio Lancelotti, Leonardo Boff, Silvio Tendler, Hildegarde Angel, Casagrande, José de Abreu, Carol Solberg, Gregório Duvivier, Laerte Coutinho, Renato Aroeira, Zélia Duncan, Bete Mendes, Celso Amorim e vários outros ex-Ministros de Estado e muita gente boa (há uma lista com alguns desses nomes no site).

Esse não é mais um manifesto que pretende cair no vazio. Somos um movimento popular, coletivo, abarcativo e engajado em realizar ações concretas para mobilizar a população e pressionar as instituições nacionais e internacionais a defender a vida do povo brasileiro e de toda a população mundial.

Queremos disponibilidade imediata de vacinas para salvar vidas. Queremos a quebra de patentes para que as vacinas sejam viabilizadas como um bem público universal, comercializado pelo custo e não como objetos do lucro das grandes corporações farmacêuticas privadas e das distribuidoras. Queremos que STF, OAB, CNBB, o Congresso Nacional, a ONU, através da OMS e do CIDH, a diplomacia dos países produtores e fornecedores de insumos e toda a população civil estejam empenhados em colocar a VIDA ACIMA DE TUDO.

Sim, também queremos que essa política irresponsável, cruel e genocida do governo federal seja interrompida. É de pleno conhecimento de todos que, sem que essa tarefa seja cumprida, teremos grande dificuldade em atingir nosso objetivo maior de salvar todas e cada uma das vidas humanas que estão sendo afetadas por essa doença e por essa gangue que comanda o país. Por isso, também está em nossas metas a pressão por maior celeridade do TPI (Tribunal Penal Internacional) no julgamento das notícias-crime já protocoladas naquele órgão contra bolsonaro pelo crime de genocídio.

Contamos com cada uma e cada um de vocês para tomar conhecimento desse nosso movimento, conhecer nosso trabalho, assinar a carta manifesto, caso ainda não tenha assinado, e fazer parte desse projeto em uma campanha de divulgação para disseminarmos a nossa causa, nosso pleito e nossa missão de valorizar a vida acima de tudo. Precisamos muito fazer crescer o apoio popular.

Por isso sua assinatura, sua voz e seu empenho contam demais para formarmos uma grande força coletiva pela vida de todos, em especial dos esquecidos, desassistidos e abandonados por esse governo desumano. O endereço do novo site do Movimento Vida Acima de Tudo está listado no primeiro comentário a essa postagem.

Além do português, o conteúdo do site, incluindo a carta, é fornecido em outras cinco línguas: espanhol, inglês, francês, italiano e alemão. Portanto, não vamos deixar de compartilhar com nossas e nossos camaradas espalhados por esse planeta redondo. Vamos assinar! Vamos divulgar! Vamos participar! Vamos interromper essa escalada de sofrimento e de morte!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>