Luizinho Calixto

Luizinho Calixto nasceu na cidade de Campina Grande na Paraíba no ano de 1956. Vem de uma família de instrumentistas da sanfona de 8 baixos.  Tudo começou com Seu Dideus, o pai de quatro sanfoneiros, o caçula Luizinho Calixto, que começou a tocar sanfona de 8 baixos com 10 anos de idade.    

Luizinho é tido como um dos melhores do Brasil na atualidade, muito conhecido por seu virtuosismo e também por ter sido o primeiro a criar um método escrito para sanfona de 8 baixos no modelo de afinação transportada no Nordeste do Brasil.

  Luizinho Calixto já morou no Rio de Janeiro, na década de 70 quando gravou seu primeiro disco, intitulado “VAMOS DANÇAR FORRÓ”, foi também nessa época que teve a oportunidade de tocar com Sivuca, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, participou de dois encontros internacionais de sanfoneiros promovidos pelo sanfoneiro, cantor e compositor TARGINO GONDIM. Na ocasião, se apresentou na companhia de dois dos melhores acordeonistas italianos ANTONIO ESPACAROTELLA e MIRCO PATTARINI.

 Luizinho residiu seis anos no Rio, depois retornou a sua terra natal, a cidade de Campina Grande na Paraíba.

Ao todo são 11 discos gravados entre vinil e cds.  Aqui Luizinho teve oportunidades muito valiosas, participou do filme de Florinda Bolkan “EU NÃO CONHECIA TURURÚ”, também já foi várias vezes a Europa, mostrou sua arte em várias cidades de PORTUGAL, ESPANHA e FRANÇA, ITÁLIA, SUIÇA E ALEMANHA também em Buenos Ayres e Córdoba na ARGENTINA e mais recentemente esteve em CABO VERDE, na ÁFRICA, onde conheceu vários sanfoneiros de 8 baixos que tocavam no modelo de afinação de fábrica, oriundo da Europa. Luizinho Calixto tem sucessos gravados por Beto Barbosa, Dominguinhos, Zé Calixto, Bastinho Calixto, Magno e outros.

Luizinho, também toca acordeom de 120 baixos, violão e cavaquinho e também alguns dos instrumentos de percussão, como zabumba, pandeiro, triangulo, agogô e reco-reco.  Luizinho é compositor e diretor musical, também nas horas vagas é artista plástico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>