É hora de reagirmos

É hora de reagirmos. Vamos valorizar nossa capacidade criativa

Como bem nos alertou Josué de Castro, “a Segurança Social dos homens é mais importante que a Segurança Nacional baseada nas armas. Os ingredientes da guerra são o  ouro, acumulado à custa de sofrimento e miséria de dois terços da humanidade, e as bombas, produzidas pela aplicação pervertida da ciência a serviço da destruição e da morte. Os ingredientes da paz são o pão e o amor.”

 A lei Aldir Blanc chegou em boa hora para sanar parte dos problemas que assolam os que sobrevivem do trabalho em Arte e Cultura.

Atribui-se à pandemia a causa deste problema. Sem dúvida, a suspensão das atividades coletivas representou um golpe muito forte nos que vivem de espetáculos coletivos ou se apresentam em espaços públicos e privados. Mas é importante dizer que este atentado à vida dos que trabalham com cultura e arte tem como marco o golpe de 2016.

Esse governo, seguindo a tradição das tiranias, garroteou as atividades da área da Cultura, cortou patrocínios, extinguiu o Ministério da Cultura e esquartejou seus diferentes órgãos.

Hoje o Iphan está acéfalo; a ANCINE com um presidente provisório; a Cinemateca Brasileira foi fechada a cadeado,em uma ação truculenta e desnecessária com a presença da Polícia Federal armada de metralhadora; a Funarte está inoperante e a Casa de Rui Barbosa, assim como outras instituições culturais, estão sendo paralisadas e ameaçadas como parte de um processo que tenta desmantelar nossa cultura e arte de maneira brutal e injustificada.

A hora é de reagirmos para barrar o desmonte de nossa cultura, valorizar nossa capacidade criativa e garantir a preservação de nosso patrimônio, bens comuns do povo brasileiro!

Texto: Silvio Tendler

Ouça aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>