Nani Braun: semeando ideias mundurukanas

“A intenção aqui não é criar regras, mas criar laços ou na linguagem mundurukana ‘relações de parentesco’.”

Nani Braun foi a anfitriã do encontro Sobre Piolhos e outros Afagos, nos introduzindo ao mundo fantástico de Daniel Munduruku, grande pensador e semeador de utopias. Um representante dos nossos povos originários, um sábio conhecedor do universo indígena, um filósofo. Nani preparou o terreno para a que Daniel semeasse entre nós um pouco da nossa ancestralidade. A fala de Daniel Munduruku semeou entre nós um re-conhecimento de nossa própria história, uma re-ligação com nossa cultura e a criação de laços com nossos semelhantes. Nani Braun abriu nossos olhos para a sabedoria ancestral apresentada por Daniel – de aceitar dor e sofrimento como sendo parte de nossa humanidade, de ver a beleza que existe ao redor.
Obrigada Nani, por nos trazer as palavras de Danie Munduruku, um verdadeiro filósofo indígena, um cidadão brasileiro, um irmão.

  • Comentário de Ana Maria Nogueira, integrante do coletivo Estados Gerais da Cultura, Historiadora, professora aposentada do ensino público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>