![](https://estadosgeraisdacultura.art.br/wp-content/uploads/2022/06/Saude-1.jpeg)
‘Saúde tem cura’ é o mais recente filme do cineasta Silvio Tendler, que emociona ao mostrar a luta histórica para criar o Sistema Único de Saúde (SUS). Não para por aí, vai mais além…É um filme que estimula o brasileiro a defender seu bem mais precioso e gratuito. #euamoSUS.
![](https://estadosgeraisdacultura.art.br/wp-content/uploads/2022/06/WhatsApp-Image-2022-06-08-at-08.52.12-1024x576.jpeg)
Roteiro excelente, ilustração, depoimentos e argumentação ao documentar a história, destacar a importância ao comparar o povo brasileiro sem assistência médica gratuita no passado, com hoje, cujo avanço em programas de vacinação, transplantes, e controle de doenças crônicas mudou nos números e mortalidade. Isso sem citar as campanhas de vacinação que salvaram milhares de crianças e a atuação do SUS na pandemia.
Um filme que convence o brasileiro a lutar por sua manutenção e exigir do poder público mais investimentos. Tenho certeza disso, mesmo reconhecendo as lacunas e falhas do sistema.
O SUS é maior projeto de saúde pública do mundo. O brasileiro que ama seu próximo e defende a igualdade social dirá NÃO com todas as letras a sua privatização.
‘Saúde tem Cura’ foi realizado em parceria com a Cebes e apoio da Fiocruz. O documentário está disponível no canal de Youtube da produtora cinematográfica Caliban. Um filme que aborda a potência e as fragilidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente. Conta com depoimentos de profissionais que participaram da sua criação; de médicos como Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo; de profissionais que atuam no dia a dia do sistema; de representantes da sociedade civil e de usuários”.