Paulo Freire, o visionário da educação popular

Nosso encontro, o 41, relembra o Professor Paulo Freire, um visionário que entendeu a importância do conhecimento e da competência como alavanca fundamental da transformação da história e da tomada  em mãos pelos Homens e Mulheres do seu próprio destino.


As elites brasileiras também entenderam e deram o golpe de 1964 para evitar justamente que o povo construísse seu próprio caminho. Tinha 14 anos de idade quando a direção da escola reuniu os alunos e a professora de desenho saudou a ‘revolução” sem lagrimas nem sangue”, que havia deposto o governo constitucional, cassado, prendido, torturado, enviado para o exílio os que resIstiram ao golpe.


Cassado e perseguido o professor Freire foi exercer seu talento mundo afora. Reconstruímos a democracia e hoje, nós dos Estados Gerais da Cultura nos encontramos para celebrar seu centenário com a certeza  de que com “Arte, Ciência e  mudaremos o mundo”.


O dia 29 de maio, um dia antes deste encontro, foi um dia especial em nossas vidas. Milhares de brasileiros se expuseram ao terrível vírus que nos assola para dar um basta ao governo de vermes que tomou de assalto a república. 


Épico o dia 29 de maio. Ver nossos companheiros e companheiras velhinhos, lenços nos rostos, como nos antigos seriados que assistíamos nas matinês da nossa adolescência . Desta a vez afrontando a “república dos vermes milicianos’, com garra e tenacidade.  Aplaudi os mais jovens em seu levante contra a tirania.
Rendo minhas homenagens e solidariedade a vereadora de Recife Liana Cirne agredida com spray de pimenta pela PM.


Os crimes contra o povo, a violência policial não pode continuar impune. Marielle, Jacarezinho, a farsa da facada de juiz de fora devem ser apuradas com rigor.
Termino rendendo homenagens ao cineasta MAURICE Capovilla, falecido ontem.
Repito: Com Arte, Ciência e Paciência, mudaremos o mundo.

Texto de Sílvio Tendler lido por Eduardo Tornaghi no quadragésimo primeiro encontro dos Estados Gerais da Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>