Uma pausa para reformular

Nascemos para confrontar um governo terraplanista. Nossa bandeira era a recriação do Ministério da Cultura, talvez o menor dos ministérios em termos de custo para a Nação, menos de 1% do orçamento geral, mas que rende bilhões em percentual, considerando a criação artística, a formação dos jovens e mesmo emprego e renda. Doce de leite e usufruto da vida não se fala.Vivemos uma era tão financeirizada que para justificar o apoio às atividades artísticas e culturais são obrigados a justificá -las como “economia criativa”.

Formamos uma trupe ampla, plural e abarcativa. Livres em suas militâncias individuais, plurais na prática das inquietações temáticas. Começamos discutindo entre nós, nosso destino coletivo, fomos para o Artigo 5º da Constituição e  caminhamos pelo Brasil afora mapeando nossa riqueza Cultural como saltimbancos enfrentando o dragão da maldade, que em sua fúria assassina ceifou mais de 600 mil vidas . No reinado de Caronte somos os arquitetos de um novo projeto de desenvolvimento.Estamos no momento de darmos uma parada, um freio de arrumação. Semana passada, anunciamos. Hoje agradecemos a todos os que de alguma forma participam dos Estados Gerais da Cultura, os que nos emocionaram e se emocionaram conosco, nossa gratidão. 

Os historiadores não trabalham com o acaso na história, nem com destino mas quis o destino que encerrássemos a primeira fase dos  Estados Gerais no dia do Saci, essa  emblemática figura da cultura  brasileira, símbolo da nossa Escola  Supeior de Paz e, não por acaso temos entre nós um dos maiores especialista em Saci que  quando o convidamos para a palestra de encerramento estava organizando sua coleção de Sacis.Hoje nosso Bon Meihy poderá falar sobre tudo isso. Se esse acaso não terá sido mais uma que o Saci aprontou com ele? Não reconstruímos Ministério da Cultura mas com humor e alegria estamos ajudando a construir uma outra sociedade, fiéis a nossa ideia de que “Com Arte, Ciência e Paciência, Mudaremos o Mundo”.

texto: Silvio Tendler

Pensata lida no encontro ‘Somos Todos Saci’ por Eduardo Tornaghi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>