Silvio Tendler na UNESCO! Cresce apoio à sua candidatura

Fernanda Montenegro, Letícia Sabatella, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), e mais 500 pessoas que assinaram o Manifesto até o momento, apoiam a candidatura do cineasta Silvio Tendler a Embaixador do Brasil na UNESCO. Fernanda Montenegro gravou um áudio dirigido ao presidente Lula e destacando o papel excepcional de Silvio na história da cinematografia brasileira. “Estou entre os muitos apreciadores desse nosso referencial cineasta para embaixador junto a UNESCO. Aplaudiria a nomeação de Silvio Tendler com muita alegria, com muito agradecimento”.

Fernanda Montenegro

O artigo Por que sou candidato a embaixador da UNESCO?, publicado neste site, em dezembro de 2021 recebeu muitos comentários apoiando a ideia. São depoimentos inspiradores e de estímulo aos Estados Gerais da Cultural para fortalecer a campanha indicando o cineasta para representar o Brasil, numa instituição que atua em conexão com a educação, ciência e cultura.

“A UNESCO é um braço da ONU para a promoção cultural e a reabilitação da cultura – literária, dramatúrgica, imagística, plástica – como instrumento fundamental da transformação e da evolução humanas no mundo, num momento em que tantas forças reacionárias que pareciam adormecidas ressuscitam, no planeta inteiro, com a mesma velha fúria contra tudo o que seja renovador, criativo, transformador. Neste momento em que também o Brasil reage aos fantasmas de um passado sinistro, nenhum nome melhor para representar a cultura brasileira resistente, indomável, de volta finalmente ao mundo, do que o cineasta e pensador Sílvio Tendler – que resistiu à ditadura, resistiu à tentativa de ressurreição do fascismo, para estar na linha da frente do país renascido para a cultura também renascida do Brasil para o mundo.” Sergio Marques.

Delayne Brasil disse: “Silvio Tendler é o homem das embaixadas: não deixa a bola (ou a peteca) cair. Faz arte na vida; faz vida na arte. Luz, câmera e ação! É luz que brilha em nós e nos colore; câmera que foca os fatos e reverbera na caixa do peito, do crânio, tocando nossas almas e mentes; ação que nos comove, nos move junto, movimentos, coletivos. Silvio é cinema, é cultura. Já é embaixador na prática. Tê-lo na UNESCO seria (será!) mais um reconhecimento do do quanto sua vida é uma existência que vale a pena para tantos nós, para o Brasil e para o Mundo. Sua embaixada é de craque!”

“Silvio Tendler é o nosso memorialista visual maior, um cineasta que toca nas feridas abertas e conta as histórias do país nos livrando da narrativa oficial sempre duvidosa. Precisamos de ST para nos representar na UNESCO. Ninguém melhor do que ele poderá exercer a função de embaixador com uma visão humanista, sem preconceitos e com respeito à diversidade cultural do nosso país.” Eridan Suelena Leão de Souza.

João Damascento disse: “Eu apoio a candidatura do Sílvio Tendler para embaixador do Brasil na UNESCO.
O Brasil precisa se recolocar mo cenário internacional.”

“Acho um excelente nome para ocupar a representação brasileira. Culto, professor universitário e, sem duvida, um dos mais importantes diretores de cinema brasileiros.
Minha torcida é grande para sua nomeação.” Luiz Gravatá

Cleide Martins disse: “Faço muito gosto. Será um embaixador muito digno e capaz de influenciar positivamente o mundo em defesa da cultura, da arte e, em especial, do cinema, a serviço da construção de uma sociedade igualitária, justa, fraterna, solidária e feliz.
Estou na campanha. Onde depósito meu voto?”

Para Silvio Tendler é a hora de escolher um mundo menos bélico. “Os povos fazem a cultura. A indústria de armamento a guerra. Os governos serão agentes do povo ou agentes da morte? É hora de escolher!, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>